Dos/as políticos/as eleitos/as, a sociedade quer compromisso!

Dos/as políticos/as eleitos/as, a sociedade quer compromisso, a ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia quer compromisso!!

 

Recentes pesquisas revelaram que 1/3 da população brasileira ainda atribui à mulher-vítima a culpa por ter sofrido estupro. Este tipo de informação nos alarma e nos faz refletir: muito, mas muito mesmo precisamos avançar no combate à violência de gênero e contra a mulher!!

Reconhecidamente, a questão da violência de gênero e contra a mulher precisa ser tratada com responsabilidade, compromisso e efetividade. Neste contexto, não vigora mais a ideia de que intervenções em situações de violência contra a mulher representam “item de perfumaria”, facilmente abordáveis com estratégias simplistas, superficiais, discriminatórias e ineficazes.

Se intervir em situações de violência de gênero e contra a mulher é coisa séria, também nos revela ser sério o momento de eleição que se aproxima. Já passou da hora de superarmos a situação em que voto era trocado por “favor”. Este tipo de negociação não faz mais sentido numa sociedade que gradativamente se esclarece, reconhece e reivindica seus direitos. A eleição representa momento diferenciado para que cada cidadão e cada cidadã posicione-se diante de seus potenciais representantes no poder público, e neste sentido a ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia, mantendo prática já adotada em outras eleições municipais, estabeleceu compromisso formal com candidatos à Prefeitura Municipal e alguns à Câmara de Vereadores.

Ressaltamos que a ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia reafirma que atua sem qualquer discriminação e preconceito de sexo, gênero, classe, raça/etnia, nacionalidade, orientação e identidade sexual, geração, deficiência física ou mental, credo religioso ou político partidário, é laica e autônoma, e estas condições nos isentam de possíveis conchavos e distorções, afinal são 19 anos de efetiva atuação especializada no combate à violência de gênero e contra a mulher!

Para o estabelecimento de compromisso formal com cada candidato, a ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia esteve em reunião com três candidatos a vereador de Uberlândia, que sensivelmente nos procuraram, ocasião em que discutimos questões relativas ao funcionamento da Câmara Municipal a partir da forma como vereadores e vereadoras tem atuado, e em que medida, a forma de atuação vigente impacta nas políticas públicas, em especial naquelas relativas ao combate à violência de gênero e contra a mulher.

Claramente, a ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia reconhece necessidade de melhorias e implementação efetiva de procedimentos e políticas que intervenham em problema tão complexo como a violência. Muito temos ainda a melhorar e avançar em nossa cidade...

O compromisso que buscamos pretende viabilizar atuação socialmente responsável e sustentável, a partir daqueles que escolhermos nos representar no poder público, considerando as várias atribuições que competem aos/às que assumem a vereança e a prefeitura municipal.

Por isso, nada de blábláblá, conosco o compromisso é formal com assinatura de Carta Compromisso composta pela identificação e especificação de aspectos que se referem ao combate à violência de gênero e contra a mulher, aspectos estes que mais do que ninguém, a ONG conhece e sabe que precisam melhorar. Neste processo, é fundamental também ampliar condições de manutenção de nosso trabalho, arduamente construído ao longo de 19 anos de existência de muita luta, enfrentamentos, reinvindicações e conquistas. Os itens listados na Carta Compromisso representam alguns dentre vários aspectos que precisam ser objeto de trabalho efetivo por parte de quem for eleito.

Enfim, reafirmamos: nesta eleição, chega de blábláblá, queremos compromisso!!!

Clique aqui e veja nossa carta compromisso!