As comemorações de Março: Mês das Mulheres e aniversário dos 19 anos da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia

Março de 2016, como se esperava, foi um mês bastante movimentado para a ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia. Com diversas entrevistas, minicursos e palestras concedidas, montagem de stand para comemoração e exposição de dados alusivos ao Dia Internacional da Mulher e realização de um Talk Show “Os desafios da Mulher na Atualidade” comemorativo dos 19 anos da ONG. Este mês da mulher, definitivamente, teve história para contar. Confira abaixo um breve balanço de nossas atividades:

01 de Março– Palestra a “Importância do combate à Violência contra a mulher – Comemoração ao dia 8 de Março”, concedida por Cláudia Cruz na Câmara Municipal de Uberlândia.

03 de Março– Debate: “A (in) segurança na UFU: pela construção de uma política de gênero em nossa universidade”, com participação de Claudia Cruz e realizada na Universidade Federal de Uberlândia.

03 de Março– Entrevista Rádio Globo Cultura AM, sobre as comemorações do Dia Internacional da Mulher, sob coordenação de Orlei Moreira e participação de Cláudia Cruz (Presindete da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia) e Lúcia Helena (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres).

08 de Março: Entrevista TV Paranaíba (Programa Manhã Total), concedida por Claudia Cruz sobre as atividades comemorativas pelo dia Internacional da Mulher realizadas pela ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia em parceria com VIA CENTRO e Sistema Integrado Martins.

08 a 19 de Março– Stand comemorativo do Dia Internacional da Mulher e 19 anos da ONG SOS Mulher e Família no Via Centro Shopping, com exibição de fotos, dados municipais, estaduais e mundiais sobre a violência contra mulher, exposição “Mulheres que Inspiram”, vendas decamisetas de campanha de combate à violência contra a mulher e demais itens da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia.

08 de Março– Entrevista TV Universitária sobre Dia Internacional da Mulher e divulgação do trabalho e das atividades da ONG no mês de março, concedida por Cláudia Cruz e Cláudia Guerra.

08 de Março- Entrevista TV Vitoriosa, Notícia em Foco, por Cláudia Guerra, juntamente com a Tenente Camila, sobre balanço do Dia Internacional da Mulher;

10 de Março- Entrevista TV BAND, Programa do Deds Sotero, sobre o dia Internacional da Mulher e divulgação do trabalho e das atividades da ONG no mês de março, concedida por Cláudia Guerra;

10 de Março- Oficina para equipe Superintendência Regional de Saúde, na Semana de Saúde da Mulher, sobre Dia Internacional da Mulher e os femininos e masculinos no século XXI, concedida por Cláudia Guerra.

11 de Março- Entrevista Rádio Globo Cultura AM sobre o balanço do Dia Internacional da Mulher, concedida por Cláudia Guerra, juntamente com Orlei Moreira e debatedor João Batista.

15 de Março– Entrevista Programa Uberlândia de Ontem e Sempre, edição 523, bloco A, sobre a história da ONG SOS Mulher e Família em Uberlândia, concedida por Cláudia Cruz e Cláudia Guerra.

15 de Março: Palestra informativa a cerca de violência doméstica, conjugal e de gênero, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para a comunidade no condomínio Tocantins, concedida pela assistente social Kelly Rufino e a psicóloga Carina Passos.

17 de Março- Reunião CMDM com participação de Cláudia Guerra sobre a pauta de comemorações de março e outros.

17 de Março– Mesa redonda “Da Marginalização a Conquista: a luta por direitos”, no evento de abertura do semestre da Universidade Federal de Uberlândia sobrediscriminação, direitos, gênero, raça/etnia, identidades, orientação sexual, violências e políticas públicas (in)existentes, com participação de Cláudia Guerra, juntamente com Isabela e Sayonara.

18 de Março- Palestra CAPS LESTE, concedida por Cláudia Cruz sobre o trabalho da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia e a importância do combate à violência contra a mulher.

19 de Março: Talk Show “Os Desafios da Mulher na Atualidade”, promovido pela ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia em parceria com Shopping VIA CENTRO, em comemoração aos 19 anos da ONG, com participação da jornalista Mônica Cunha (mediadora) e os debatedores Claudia Cruz (Psicóloga, Docente, profissional voluntária e presidente da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia); Paulo Faria (prof. Universitário e propagador da cultura de igualdade de gênero aos seus alunos e familiares); Taty Ferreira (Youtuber criadora do canal Acidez Feminina é Embaixadora em Igualdade de Gênero pela ONU); e Valesca Guimarães (mãe de dois filhos, profissional da empresa Martins Atacadista, há 12 anos à frenteda Gestão de Estoque da Diretoria de Matcon/Agrovet. Durante evento foram sorteados brindes oferecidos pelos lojistas do Shopping VIA CENTRO e ao final happy hour com apresentação da cantora Fernanda Viola. Compondo as atividades comemorativas dos 19 anos da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia foi entregue a homenagem “Associada Benemérita”, criada e oferecida pela ONG à 03 profissionais selecionadas pela Diretoria da entidade pela atuação voluntária e contribuição de modo diferenciado à história ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia. As profissionais homenageadas foram:

-Cláudia Costa Guerra(membro fundadora e profissional voluntária da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia desde 1997, tendo sido Presidente da instituição no biênio de 1997 / 1999 / 2005 e 2007 e em outras gestões ocupou diferentes cargos da Diretoria. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFU(desde 1992); uma das constituidoras do Programa PAM “Patrulha de Atendimento Multidisciplinar” ( que funcionou na ONG até 2015 em abordagens domiciliares em violência intrafamiliar); doutoranda em História pela UFU e mestre em História pela USP-SP (1998) com pesquisas relacionadas à questão da violência contra as mulheres; ex-gestora da Divisão dos Direitos da Mulher e Políticas de Gênero e Casa Abrigo Travessia/PMU (2001-2002); no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres foi Presidenta na gestão 2004-2006 e se mantém conselheira desde 1999);

-Jane de Fátima Silva Rodrigues (Graduada em História (UFU); é Mestre e Doutora pela USP; membro fundadora da ONG SOS Mulher e Família e da Casa Abrigo Travessia. Presidiu o Conselho Municipal da Mulher de 2002 a 2004; atualmente é sua vice-presidente. Integra os Conselhos Editoriais da Revista Espaço Feminino (UFU) e participa da diretoria colegiada da revista “Em Extensão” (UFU), ambas revistas tratando de temas relativos à questão de gênero. É membro fundadora do Centro de Documentação e Pesquisa em História e do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher, da UFU)

-Nilza Alves de Oliveira(Professora aposentada do Instituto de Letras e Linguística da UFU; vereadora (do então MDB e do PCB) na Câmara Municipal de Uberlândia no período de 1983 a 1992. Tem sua atuação política associada ao Movimento das Mulheres no período das lutas democráticas contra o regime militar; à Contribuição efetiva na alteração da condição da mulher na Constituição Federal de 1998, Constituição Estadual Minas Gerais e Lei Orgânica do Município de Uberlândia; à atuação regional na criação de Conselhos da Condição Feminina nos níveisfederal (CNDM) estadual e municipal; à atuação na criação e instalação da Delegacia da Mulher em Uberlândia).

22 de Março-Minicurso em Araxá, no Instituto Foco e Rede, concedido por Cláudia Guerra com o tema“Onde Tem Violência Todo Mundo Perde: gênero, educação, rede de enfrentamento à violência.”.

Confira também, na integra, algumas das entrevistas concedidasesse mês nos links abaixo: