Ministério Público do Trabalho – Procuradoria do Trabalho no Município de Uberlândia repassa recurso à ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia para ampliação do enfrentamento às violências às mulheres e doméstica.

O Ministério Público do Trabalho - Procuradoria do Trabalho no Município de Uberlândia, por meio de articulação do Procurador do Trabalho, Sr. Paulo Velloso, cumprindo sua função social e reconhecendo o problema da violência doméstica, familiar e de gênero como responsabilidade do Estado e de toda a sociedade, estabeleceu parceria, em junho de 2020, com a  SOS Mulher e Família de Uberlândia, por meio de projeto social, com repasse de recurso de multa, no valor de R$120.000,00, divididos em 03 parcelas iguais de R$40.000,00.

O apoio do Ministério Público do Trabalho - Procuradoria do Trabalho no Município de Uberlândia é fundamental para ampliar o acesso das mulheres aos serviços essenciais de orientação e acolhimento oferecidos pela ONG SOS Mulher e Família, especialmente neste período de isolamento social, onde há intensa convivência dos casais com maior tempo de exposição às tensões cotidianas.

De fevereiro à maio de 2020, a ONG SOS Mulher e Família registrou aumento de mais de 80% no número de atendimentos oferecidos às mulheres em relação ao mesmo período de 2019. Além dos diagnósticos, há fatores inibidores da busca de ajuda em relacionamentos afetivos com suas especificidades e complexidade e, portanto, a escuta e intervenções qualificadas são imprescindíveis às mulheres e familiares.


SELEÇÃO PARA VOLUNTARIADO NA ÁREA JURÍDICA DA ONG SOS MULHER E FAMÍLIA DE UBERLÂNDIA

 

Número de vagas: 02 (duas).

Requisitos exigidos:

Graduação em Direito e registro atualizado na OAB;

Experiência na abordagem de famílias em situação de conflito/violência;

Dominar leis/doutrinas diretamente relacionadas aos casos atendidos, especialmente Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Leis relacionadas a crimes virtuais, Direito de Família e Direitos Humanos em geral.


Violência às mulheres em tempos de quarentena - Rede de apoio em Uberlândia

rede de apoio

Visando orientar mulheres que estão convivendo, ainda mais, com seus agressores durante a quarentena, seguem algumas orientações referente aos órgãos que compõe a rede de enfrentamento à violência às mulheres em Uberlândia, nos quais a vítima pode buscar auxílio.

Em Uberlândia – MG, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM está funcionando apenas para casos de extrema urgência (como lesão corporal, tentativa de feminicídio e estupro). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Endereço: Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 727. Telefone: (34)3210-8304. No mesmo complexo, funciona o CIM - Centro Integrado da Mulher / Casa da Mulher que atendem pelo telefone (34) 3231-3756.


Sobre o funcionamento da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia durante a pandemia provocada pelo COVID-19

 

A Diretoria Colegiada da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia, informa:

Visando a necessidade de seguir rigorosamente as orientações e protocolos emitidos pelos órgãos e autoridades sanitárias e de saúde pública, representados pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pelas Secretarias Municipais de Saúde, a diretoria da ONG SOS Mulher e Família em reunião com a equipe multidisciplinar da instituição, reconhece que providências se fazem urgentes e necessárias, ante a rotina de trabalho, e, portanto decide suspender por 30 dias (prorrogáveis caso necessário) as atividades de atendimento ao público, em grupos e/ou coletivas, e estabelecer o atendimento da ONG SOS Mulher na modalidade de trabalho remoto, conforme descrição que segue: