Declarações institucionais


Contribuir para a cultura da paz mediante atendimentos psicossociais e jurídicos gratuitos voltados a pessoas de Uberlândia e região que vivenciam violência conjugal e familiar.
Ser um centro de referência com excelência em ações e atendimentos que minimizem situações de violência conjugal e familiar no Brasil.
- Defesa e promoção dos direitos humanos;
- Igualdade, respeito e paz entre os gêneros e na família;
- Compromisso;
- Postura ética;
- Sigilo nos atendimentos;
- Idoneidade e transparência nas ações;
- Democracia;
- Atuação coletiva e cidadania; autonomia institucional; respeito e foco nos(as) usuários(as) do serviço; cooperação; solidariedade e articulação em rede; voluntariado; formação continuada interdisciplinar, técnica e humana das equipes.

Certificados e premiações


Certificado de Utilidade Pública Municipal;

Certificado de Utilidade Pública Estadual;

Prêmio Excelência Cidadã (CDL/CMU) 2012/2013 - 2014/2015 e 2016/2017;

A OSC SOS Mulher e Família


O SOS Mulher e Família de Uberlândia é uma organização da Sociedade Civil (OSC) de utilidade pública Estadual e Municipal, constituída em 06 de março de 1997 por meio de idealização de representantes pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher da Universidade Federal de Uberlândia, do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente e do movimento social feminino, todas docentes. Posteriormente, consolida-se com a participação da sociedade civil, especialmente por meio do voluntariado.

A instituição busca ser um centro de referência com excelência em pesquisa, ações educativas e preventivas e atendimentos gratuitos que minimizem situações de violência conjugal e familiar a partir do atendimento social, histórico, psicológico, jurídico e afim a pessoas nessas situações. Há estratégia de atendimento individual, com casal e/ou com grupos.

Em parceria com a Delegacia de Mulheres, a OSC SOS Mulher e Família de Uberlândia também funciona como centro de referência para encaminhamentos a Casa Abrigo Travessia de Uberlândia (local sigiloso que abriga temporariamente mulheres e filhos/as em situação de risco de morte pela violência intrafamiliar). A Casa Abrigo é de responsabilidade do Setor de Atenção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SMDST), sendo a SOS Mulher e Família fomentadora desse programa e coparticipe em sua constituição.

Anualmente, faz levantamento de dados por meio dos seus prontuários de atendimento para diagnosticar o trabalho e traçar melhores estratégias de atuação, dando visibilidade ao mesmo junto à imprensa, ao poder público e à comunidade, incentivando políticas públicas e projetos de lei na área.

Conta com um espaço diferenciado para a Formação Continuada de sua equipe de atuação, com o objetivo de relacionar reflexão teórica e prática ética, qualificada, profissional, interdisciplinar e interinstitucional. Ainda há o espaço Cuidando dos Cuidadores para autoconhecimento, possibilitando que profissionais se conheçam melhor, lidem coletivamente com impactos e sentimentos advindos dos atendimentos e com as relações interpessoais dentro da equipe, tendo como base, a construção da cultura da paz.

A instituição tem se mantido por meio do trabalho predominantemente voluntário, de uma pequena subvenção municipal, pelo desenvolvimento de atividades beneficentes, por convênios e parcerias com instituições de ensino superior, recebendo estagiários/as e bolsistas, com raro apoio da iniciativa privada e pela aprovação esporádica de alguns projetos que contam com financiamento.

Ainda assim, a SOS Mulher e Família tem realizado um trabalho de referência para a constituição de instituições afins na cidade, região e grandes centros, funcionado como multiplicadora de talentos humanos capazes de intervir profissionalmente em situações de violência de gênero, conjugal e familiar.

Diretoria

Cláudia Costa Guerra
Presidente

10856841 850393311680096 7232390376229779240 o

Membro fundadora, voluntária da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia(desde 1997); pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFU(desde 1992); uma das constituidoras do Programa PAM “Patrulha de Atendimento Multidisciplinar”; professora universitária ESAMC(desde 2002) e de pós graduação em outras IES; doutoranda em História pela UFU(2013 e em andamento sobre violência conjugal e de gênero); mestre em História pela USP-SP(1998 sobre violência doméstica); uma das constituidoras e foi ex-gestora da Divisão dos Direitos da Mulher e Políticas de Gênero e Casa Abrigo Travessia/PMU (2001-2002); Ex-Presidenta do Conselho Mun. das Mulheres(gestão 2004-2006) e conselheira desde 1999.

 

Simone Rodrigues Neves
Vice-presidente

10830538 10202081959610420 8853554851057626579 o

 Psicóloga; Mestre em Saúde na Comunidade (USP-SP); Especialização Lato Sensu em Psicologia Junguiana pela UNICAMP; Docente da Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica/junguiana; desenvolvimento humano, saúde e educação; profissional voluntária na ONG desde março/2010, sendo Coordenadora do “Cuidando dos Cuidadores”, supervisora de estágio de estudantes de Psicologia.

 

Rodrigo Ferreira Figueira
Tesoureiro

RodrigoFerreira

 Sócio do escritório Rodrigo Figueira & Advogados Associados, é bacharel em direito pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em direito do consumidor pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Também é publicitário, bacharel em comunicação social com habilitação em propaganda e marketing pela ESAMC Uberlândia. Já ministrou cursos para gestores de ONGs pelo Programa Diversidade em Foco da UFU e em Araxá, inclusive na Fundação de Apoio à Mulher Araxaense. Atualmente é Tesoureiro na SOS Mulher e Família de Uberlândia (2013/2015 - 2015/2017).

Conselho Fiscal

17097743 184437485378885 3862440622038819060 oEloíse Moreno Ribeiro
Estudante, voluntária em causas sociais diversas, militante da causa feminista e de ações de conscientização ao enfrentametno a violência contra as mulheres. Atua como voluntária no setor de comunicação da OSC SOS Mulher e Família de Uberlândia.
14291813 1301503686548806 1129888162497959961 nDenilson Aparecida Leite Freire
Professor Doutor em Administração, Psicólogo  e voluntario da OSC SOS Mulher e Família de Uberlândia.

 

Participação em Conselhos, Comissões e Núcleo de Estudo

  • Conselho Municipal da Mulher de Uberlândia
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Uberlândia
  • Conselho Municipal de Assistência Social de Uberlândia
  • Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberlândia
  • Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas
  • Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Comissão PAM – Patrulha de Atendimento Multidisciplinar