Declarações institucionais

MISSÃO: Contribuir com a cultura da paz mediante atendimentos sociais, psicológicos e
jurídicos continuados, gratuitos, voltados a pessoas de Uberlândia e região que vivenciam
violência conjugal, familiar e de gênero.
VISÃO: Ser um centro de referência com excelência em ações e atendimentos que minimizem
situações de violência conjugal, familiar e de gênero no Brasil.
VALORES: Defesa e promoção dos direitos humanos; Igualdade, tolerância e paz entre os
gêneros e na família; compromisso; postura ética; Idoneidade e cidadania; respeito e foco nas
pessoas atendidas; cooperação; solidariedade e articulação em rede; voluntariado; educação
interdisciplinar e permanente das equipes.

Certificados e premiações


Certificado de Utilidade Pública Municipal;

Certificado de Utilidade Pública Estadual;

Prêmio Excelência Cidadã (CDL/CMU) 2012/2013 - 2014/2015 - 2016/2017 E 2018/2019;

A OSC SOS Mulher e Família de Uberlândia


A SOS Mulher e Família de Uberlândia, fundada e atuante desde 1997, tem por objetivo intervir de modo qualificado, interdisciplinar e por meio de serviços gratuitos em casos que exigem a desnaturalização e desconstrução das relações marcadamente violentas, no âmbito de gênero, conjugal e intrafamiliar, com vistas a despertar nas pessoas atendidas o estabelecimento de novas estratégias de lidar com conflitos que se pautem no respeito e estejam baseadas na perspectiva de referendar-se na paz e no diálogo. Como organização da sociedade civil, de Utilidade Pública Municipal e Estadual, a SOS Mulher e Família de Uberlândia oferece serviços para intervenção especializada e humanizada em casos de violência de gênero, doméstica, conjugal e intrafamiliar, seja física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. O trabalho realizado pela SOS Mulher e Família de Uberlândia, desde sua fundação, reafirma-se por meio de sua atuação inovadora e diferenciada, visto ser a única entidade da sociedade civil na cidade de Uberlândia que realiza os serviços de intervenção de modo continuado, qualificado, especializado, multi e interprofissional, articulado em rede e gratuitos à comunidade. À população que busca os serviços da SOS Ação Mulher Família de Uberlândia (mulheres; homens; crianças; adolescentes; idosos) por meio da atuação de profissionais do Serviço Social, da Psicologia e do Direito são oferecidas diferentes modalidades de atendimento, tais como, atendimentos individuais, em casal ou em grupos, dependendo das demandas e peculiaridades de cada caso, e as atividades podem ser otimizadas e até ampliadas se vierem a ser realizadas em espaço apropriado à qualidade dos atendimentos oferecidos.

Diretoria

Aline Miranda Scwartz de Araujo
Presidente

WhatsApp Image 2019 05 03 at 10.44.14

Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia desde 2001. Especialização em Psicopedagogia pela UFU. Mestre em Psicologia Aplicada pela UFU. Integrante do Grupo de Estudos sobre Psicanálise a partir da Teoria dos Campos. Atua na Saúde Pública desde 2010.  Atualmente, é Psicóloga no Centro de Convivência e Cultura de Saúde Metal da Prefeitura Municipal de Uberlândia e também no Ensino Infantil e Fundamental da Escola da Cidade, profissional voluntária na SOS Mulher e Família de Uberlândia/MG desde 2017.

 

Fernanda Nogueira Campos Rizzi
Vice-presidente

 

55575950 2380164908718133 1389218394640744448 n

Psicologa, doutora em Saúde Mental pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2008) e mestrado em Psicologia Aplicada no eixo de Intersubjetividade e Cultura (UFU, 2005). É docente no eixo de Saúde Coletiva na FAMED-UFU, e coordena a Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Exerce também a docência na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba-MG.

Rodrigo Ferreira Figueira
Tesoureiro

Rodrigo

Sócio do escritório Rodrigo Figueira & Advogados Associados, é bacharel em direito pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em direito do consumidor pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Também é publicitário, bacharel em comunicação social com habilitação em propaganda e marketing pela ESAMC Uberlândia. Já ministrou cursos para gestores de ONGs pelo Programa Diversidade em Foco da UFU e em Araxá, inclusive na Fundação de Apoio à Mulher Araxaense. Atualmente é Tesoureiro na SOS Mulher e Família de Uberlândia.

Conselho Fiscal

                                                                                                                                                                                                  

 Júlia  Júlia Macedo Palmeira

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e Mestra em Criminologia com menção de grande distinção pela Université Catholique de Louvain e intercâmbio na University of Ottawa (2017). Advogada em direito criminal e direito das famílias e sucessões. Pesquisadora de problemáticas do encarceramento feminino, notadamente maternidade no cárcere, e das transformações de relações familiares face à prisão. Pesquisadora da violência obstétrica no Brasil, feminismos e aborto. Atua na área jurídica da ONG SOS Mulher e Família desde 2018.

WhatsApp Image 2019 04 25 at 16.45.03  Lucas Candeloro de Faria

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia e Logística  pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro Faculdade. Granduando em Direito na ESAMC, atua como estagiário na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e voluntaria no setor de captação de recursos da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia desde 2017.

 

Participação em Conselhos, Comissões e Núcleo de Estudo

  • Conselho Municipal dos Direitos das Mulher de Uberlândia
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Uberlândia
  • Conselho Municipal de Assistência Social de Uberlândia
  • Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)